quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologias Digitais - aula de 11/05/2011

INTERNET


A internet é uma ferramenta indispensável para a educação, pois através dela podemos encontrar e descobir novas maneiras de educar, aprender e trocar informações necesárias para o ensino - aprendizagem.
Um exemplo disso pode ser as redes sociais, pois se soubermos filtrar as informações, na opinião do nosso grupo, consiguiremos construir um conhecimento amplo.
O Moodle, é uma ferramenta, que pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento, basta que o aluno tenha acesso a um computador e a internet. Ele é uma ferramenta indispensável para a prática pedagógica, onde através da interação professor X aluno pode-se encontrar inúmeras possibilidades de conhecimento.

LIXO TECNOLÓGICO


Com o crescimento veloz da tecnologia, os equipamentos caem de linha muito rapidamente, com isso podemos criar verdadeiros museus tecnológicos em casa ou no escritório.
Por isso devemos ter saídas sustentavéis para conseguir driblar este avanço da tecnologia e não poluir ainda mais nosso planeta.
Nos projetos em construção, em diversas áreas, a sustentabilidade é obrigatória. A ordem é economizar energia e reaproveitar os recursos naturais. No Brasil, já existem projetos deste gênero, onde podemos transformar a nossa casa em uma "construção mais verde" respeitando o meio ambiente.
Hoje, existe a TI Verde, é que a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.
Envolve desde a fabricação, se aproveitando de métodos para produzir que sejam menos nocivos a natureza, como por exemplo, reduzir os níveis de substâncias químicas utilizadas para a produção dos equipamentos; aparelhos eletrônicos que consumam menos energia.
As Instituições de ensino devem buscar informações e o destino correto para seus equipamentos sem funcionalidade, tendo em vista que a tecnologia está em avanço constante, estas Instituições precisam "buscar a novidade" e dar o descarte correto para os equipamentos já existentes.
É necessário buscar conscientização, em prol de uma sociedade mais cidadã e preocupada com o futuro das gerações (e consequentemente, do ensino).
IMPORTANTE!!! O link abaixo mostra um vídeo sobre como descartar seu lixo eletrônico.




TABLETS & E-BOOKS


Ainda neste semestre (2011/01) teremos uma revolução na área dos Tables, pois o mercado esta lançando novidades para estes equipamentos que estão caindo no gosto dos apaixonados por tecnologia.
Com o tablet o acesso se torna mais rápido, pois ele leva menos tempo para processar seus dados, trazendo a informação de forma dinâmica, o que a maioria dos computadores "normais" não oferecem.
Vem de encontro com o mundo globalizado em que vivemos, onde as pessoas buscam nos equipamentos a necessidade de maior praticidade.
Se você consegue estabelecer a diferença entre uma carta e um e-Mail, certamente sabe, por analogia, que livros e e-Books se encaixam no mesmo conceito. Termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital.
O preço é outro atributo a ser levado em consideração, já que e-Books, devido à sua facilidade de divulgação e ao seu baixo custo de produção, normalmente saem muito mais baratos que modelos impressos. E por falar em impressão, vale a pena salientar: se você preferir ler sentado confortavelmente em sua poltrona, pode imprimir o e-Book.
"Professores acreditam que os e-books não vão substituir os livros tradicionais. Para eles, os dois irão conviver juntos. Estudantes que usam os e-books dizem que os dois tipos têm suas vantagens. Enquanto isso, cada vez mais as empresas aprimoram os aparelhos que vendem aos leitores e editoras começam a lançar e relançar obras no formato digital."

http://www.youtube.com/watch?v=IvBN9cGLZ7w


Fontes de Pesquisa:
Revista Info Exame do mês de Abril de 2011
Revista Info Exame do mês de Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário