terça-feira, 24 de maio de 2011

Plano de Aula - Catiane

NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS
PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E RELAÇÕES CORPORATIVAS
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Disciplina: NovasTecnologias da Informação e Comunicação
Professor(a): Daiane Grassi
Aluno(a): Catiane P. Ferreira

PLANO DE TRABALHO

Curso: Licenciatura Plena em História
Componente Curricular: Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação
Turma: 1º semestre
Período de Realização: 2 aulas (01/06/2011 a 08/06/2011)

Temática:
Cultura Jovem e tecnologia.

Objetivo:
Oportunizar momentos de reflexão e análise sobre a cultura jovem e a tecnologia da Pós-Modernidade, relacionando-as a fatos históricos, onde a juventude "deixou sua marca", para que identifiquem benefícios e desvantagens dessas mudanças e permanências, relacionando-as ao seu cotidiano.

Situação-Problema:
A Era da Informação se caracteriza pelo uso cada vez mais intenso de “facilidades tecnológicas”. Qual a postura e expectativas do jovem frente a tais mudanças? Existe de fato, uma cultura jovem na atualidade? Como se mobilizam?

Abordagem:
Socialização do tema.
Leitura coletiva e discussão do texto: “Direto para o Youtube”, retirado da Revista Info de dezembro de 2010 que trata do tipo de publicação encontrada no Youtube. Em seguida, serão anotados os tópicos principais do texto após será feito a exposição e diálogo sobre a relação do texto com fatos históricos como: A Redemocratização do Brasil com o fim da Ditadura Militar, o movimento Diretas Já e o Governo Collor (impeachment), com os Estudantes Caras-Pintadas, para que percebam outros momentos da História onde a juventude se fez presente e a importância de ter voz e vez a fim de que relacionem à aula e manifestem sua opinião.e o entendimento de cada aluno sobre como publicar um vídeo no Youtube (opiniões como: fácil, difícil, destaque de ideia(s) pricipal(is), como filtrar os dados publicados, etc). Após os alunos serão divididos em pequenos grupos e serão desafiados a criarem um vídeo para postar no Youtube, que deve conter:
a)    Opinião dos alunos em relação ao turbilhão de informações que se proliferam cada vez mais rápido, bem como os movimentos da juventude da atualidade.
b)    Reflexão sobre a comunicação, como ela vem se processando tendo o homem como centro desse processo, do qual sem ele algumas pessoas literalmente não sobrevivem. Exemplificar.
c)    Diante desse panorama, analisar quais são as necessidades da vida moderna para os jovens.

Construções Essenciais:
a) Cultura Jovem.
b) Tecnologia.
c) Pós-Modernidade.

Avaliação:
 Instrumento: Criação do vídeo e postagem no Youtube.
Indicadores:
- O Homem como Agente Social.
- Construção de Conceitos:
- Pós-moderno.         
- Cultura

Critérios:
- Relação Passado X Presente.
- Identificação com o Processo Histórico.
- Coerência.         
- Consistência.          
- Simultaneidade.

Referências:
COSTA, Eric. Direto para o Youtube. Revista Info Exame, 2010 nº 298, editora Abril.

Um comentário:

  1. Muito bom gurias!
    Gostei de ler as produções de vocês... Amanhã discutiremos mais ;-) !
    []s - Daiane.
    @DaianeGrassi.

    ResponderExcluir