quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mitos e Verdades sobre Ensino EAD

O curso não é adequado para jovens? VERDADE
De acordo com a Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), 54% das instituições que oferecem cursos a distância declaram, que a maioria dos matriculados tem mais de 30 anos. Em geral os jovens não atingiram o nível de maturidade, comprometimento e responsabilidade que o planejamento de estudos da modalidade requer.

É preciso ter um bom computador e uma boa conexão de internet? VERDADE
Mais de 93% dos cursos de graduação e pós utilizam a internet como o principal meio de ensino. O uso de vídeos online está presente em 57% das instituições, sendo 52% delas a transmissão comporta interatividade entre estudantes e mestres, não podendo perder a chance de conversar com o professor em videoconferência por que a máquina não dá suporte.

É ideal  para quem tem pouco dinheiro? MITO
O fato de os cursos a distância serem normalmente mais baratos que os presenciais muitas vezes se torna um chamariz. O valor da mensalidade não é o único dinheiro a ser investido. É preciso estar ciente dos custos com transporte e alimentação para participar das atividades presenciais obrigatórias.

As avaliações não são difíceis? MITO
O nível de exigência das provas, que são discursivas, é o mesmo das aplicadas nas faculdades presenciais. Muitas vezes elas se tornam ainda mais difíceis pelo acumulo de conteúdos cobrados.Porque muitas vezes o conhecimento sobre o material complementar disponível no ambiente virtual também é avaliado.

É mais difícil conseguir emprego? VERDADE
Ainda há um grande preconceito em relação aos formados em EAD. Em parte, ele pode ser explicado pelo pouco tempo de existência dela na graduação. A lei garante que nos certificados do Ensino Superior não venha especificado que a formação foi feita a distância, já que ambos tem o mesmo valor.

Fonte: Revista Nova Escola‏

Nenhum comentário:

Postar um comentário