quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mundo Moodle

A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico: “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, que é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. É também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.
Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line. (http://moodle.org)
Por ser um projeto “Open Source” (sob as condições GNU-“General Public License”) ou seja: aberto, livre e gratuito, ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído. Isso faz com que seus usuários também sejam seus “construtores”, pois, enquanto o utilizamos, contribuímos também para sua constante melhoria. O Moodle está sendo aperfeiçoado a cada dia e é sempre possível receber novos módulos com funções que atendam ainda mais os diversos tipos de usuários. Há possibilidades de aplicação em diferentes práticas pedagógicas.
Utilizar o Moodle não é uma tarefa difícil. Aliás, essa também é uma preocupação de Dougiamas que afirma ser fundamental “que esta plataforma seja fácil de usar — de fato, deveria ser tão intuitiva quanto possível”.

Um comentário:

  1. adorei o blo ... sou Pedagoga e faço especialização em Educação à Distância - gestão e tutoria ...
    gostei do blog ... que bom vocês compartilharem isso tudo ... há tempos penso em ter um blog voltado para a educação ... estou sentindo falta disso ... vou por em prática logo ... abração ....

    ResponderExcluir